Área de Acesso Reservado

Login inválido.
Password inválida.
×

Weblevel

Blog Weblevel

18 Dez 18


Data Centers

Um data center é toda uma estrutura que possui um papel muito importante no bom funcionamento de diversos serviços, do nosso quotidiano e garante a continuidade de funcionamento de sistemas que processam diversos dados. Actualmente, tudo se encontra informatizado e portanto, o conceito de data center é muito importante em, praticamente, todos os sectores.

O data center ou centro de processamento de dados, é um local destinado à concentração de servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados (storages) e activos de rede (switches, roteadores). São assim considerados, o sistema nevrálgico de uma empresa e espaços fundamentais para serviços e actividades económicas, como por exemplo a vida de uma cidade que está ligada ao bom funcionamento de vários data centers, para a iluminação, tráfego urbano, entre outros.

Os data centers processam grandes quantidades de informação, ininterrupta e confiavelmente, para que a organização que possui este sistema não sofra desvios ou quedas na operacionalidade dos seus serviços. Estão localizados em sítios com extrema protecção, instalados em armários metálicos, com monitorização de temperatura, com o objectivo de a manter estável e ter um ambiente de funcionamento optimizado. Possuem sistema contra incêndios e alguns, encontram-se em pisos elevados contra inundações.

Para uma estrutura adequada de funcionamento, um data center necessita de ter interacção com o tráfego de IP (Internet Protocol) e outros protocolos de comunicação que endereçam e encaminham os pacotes de dados que usam a rede mundial de computadores.

É, também, importante que o data center seja alimentado por um sistema que evite oscilações ou falta de energia eléctrica, o qual deve ser composto por no-breaks, geradores de potência e alimentação por mais de uma subestação. A segurança física é, também, algo importante, com câmaras de segurança e/ou uma equipa de segurança.

É, igualmente, significativo adoptar medidas para que, mesmo em caso de toda a protecção, possa ocorrer algum tipo de problema e seja necessário recorrer a backup automático, servidores virtuais ou outras soluções tecnológicas.

 

Os data center, encontram-se divididos em duas categorias principais:

– data center privado (PDC) – pertencentes e operados por instituições ou agências governamentais, com o objectivo de armazenarem dados de processamento interno e aplicações voltadas para a internet.

– internet data center (IDC) – gerenciados por serviços de telecomunicações, tem como principal objectivo fornecer serviços de hospedagem de sites e equipamentos de empresas, serviços de conexão de internet, armazenamento de conteúdo, entre outros.

Há 3 modelos de utilização dos data centers:

– corporativo monolítico – pertencente a uma única empresa e não é compartilhado.

-corporativo compartilhado – utiliza uma infraestrutura comum a diversas empresas.

-ASP (Provedor de Aplicação e Serviços) – utiliza toda a infraestrutura e sistemas através de um serviço alocado fora da empresa.

 

Um data center não tem um formato específico: uns são para simulações científicas, outros para que milhares de pessoas acedam ao mesmo aplicativo, outros, ainda, são de hospedagem de sites, entre outros. A forma como os dispositivos estão montados e configurados, varia muito. O denominador comum é a oferta de recursos de computação para vários tipos de negócios.

 

Na Weblevel pode encontrar todo o tipo de serviços, num data center em conformidade com as mais modernas práticas de segurança e certificações, desde: alojamento partilhado, alojamento dedicado, servidores dedicados, housing, entre outros.Top of Form

Se precisa de informações relativas a este assunto, estamos ao seu dispôr para, em conjunto, delinearmos uma estratégia para a sua empresa.

Contacte-nos via telefone, 22 938 42 18 ou por e-mail, comercial@weblevel.pt

Sem comentários »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment


Solicite um contato comercial Agendar uma reunião

Agende uma reunião com a nossa área comercial

Nome inválido.
Email inválido.
Telefone inválido.
×