Área de Acesso Reservado

Login inválido.
Password inválida.
×

Weblevel

Blog Weblevel

1 Jun 10


Como escolher o alojamento do meu website?

O mercado é tão amplo e tão competitivo estes dias, que esta não é uma tarefa fácil. Há planos de alojamento por menos de 2€ / mês, com espaço ILIMITADO! Porquê pagar mais, por planos com espaço limitado?
Acredito que esta seja uma dúvida muito frequente a quem está a pensar alojar um website.  Apesar de querer simplicar, posso assegurar que o espaço disponível, é dos últimos pormenores a ter em conta quando se procura alojamento.

Para quem fornece este tipo de alojamento, o storage (ou o armazenamento em disco) é a parcela mais pequena.  É possível hoje em dia, colocar num datacenter uma máquina com um disco de 2TB, em que o custo da máquina ronda no total 400€. Basta apenas uma caixa, um disco, uma memória, um processador, e já está. Depois, o problema da conectividade, é também fácil de resolver, qualquer ligação serve, mesmo estando mais ou menos estrangulada. Por último, se fizermos disto um part time, e não pagarmos impostos, nem tivermos outros custos fixos. Qualquer coisa é lucro.

Mas, por outro lado, ter técnicos especializados em regime permanente (24h) que consigam realmente dar uma resposta eficiente ao primeiro pedido, sem a necessidade de andar a passar o cliente de operador em operador. Ter como base sistemas redundantes (RAID), com discos de alta performance e alta fiabilidade, processadores específicos para servidores para melhor performance, largura de banda não saturada e garantida, e ainda sistemas de backup realmente efectivos com planos de disaster recovery definidos e prontos a serem activados. Tudo isto tem custos muito diferentes, e deixa o valor dos discos como sendo a parcela mais pequena.

Normalmente, quando o cliente anda à procura de alojamento, não tem em atenção estes “pormenores”, e normalmente só lhes dá valor quando há uma situação que foge do normal. Como um problema de hardware, ou quando precisa de suporte, ou até mesmo quando a “empresa” que lhe vendeu o serviço desaparece e com ela toda a sua informação, bem como registo do domínio, etc. E não há uma factura que prove o serviço contratado.

Daí que, o nosso conselho, apesar de sermos uma empresa que fornece este tipo de serviços e como tal podermos ser considerados suspeitos, é que deve ter em atenção aos pormenores. Tente saber um pouco mais sobre quem lhe está a fornecer o serviço que hoje em dia, é crítico para o seu negócio (emails e website principalmente). Procure saber quais as políticas que eles têm por exemplo de backup, se estão legais e possuem todos os requisitos para prestarem o serviço, o que está por detrás do hardware (se os servidores possuem RAID, se há pessoal qualificado a dar suporte, e a gerir a estrutura, etc).

Há muitas empresas com qualidade no mercado nacional, mas infelizmente, cada vez mais vemos empresas relâmpago, que aparecem e desaparecem em pouco tempo, a prestar serviço duvidoso e a fazer com que a desconfiança do consumidor aumente.

No caso da Weblevel, além de apostarmos na qualidade dos equipamentos usados, todos os servidores de alojamento possuírem discos redundantes, estarem protegidos por sistemas de segurança com monitorização permanente, backups diários com sistemas de protecção contínua,  termos um suporte técnico disponível de forma permanente (24/7/365), temos ainda uma porta aberta a todos os que desejem conhecer as pessoas que estão por detrás dos telefones/emails/helpdesk, pode até agendar e conhecer a nossa estrutura física, e ver com os seus próprios olhos, o servidor onde ficará alojado o seu site e emails.

2 Comments »

  1. Sou bastante “novato” nesta área mas um amigo meu indicou-me os vossos serviços como sendo dos melhores em Portugal.

    Comentário by Tiago — 7 de Maio de 2014 @ 17:40

  2. Muito obrigado pelo comentário se necessitar que alguma ajuda basta que contacte o nosso suporte comercial termos todo o gosto em o ajudar a fazer a melhor opção.
    comercial@efeito.net

    Comentário by Luis Miguel Freitas — 16 de Maio de 2014 @ 17:10

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment


Solicite um contato comercial Agendar uma reunião

Agende uma reunião com a nossa área comercial

Nome inválido.
Email inválido.
Telefone inválido.
×